segunda-feira, 17 de outubro de 2016

3.ª eliminatória da Taça de Portugal: Sertanense 0-4 Tondela



O Sertanense sofreu ontem a primeira derrota da época, um resultado que ditou a sua eliminação da Taça de Portugal. O jogo, disputado no Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, colocou frente-a-frente Sertanense e Tondela, estes últimos a militarem na principal divisão do futebol português.

A derrota por 0-4 não deslustra a excelente exibição do Sertanense, elogiada por quase toda a imprensa escrita nacional. O site MaisFutebol sentenciou: “Tondela vence com justiça mas Sertanense nunca desistiu”. Por seu lado, o jornal Record escreveu: “Vitória justa do Tondela, pela supremacia que evidenciou, num jogo bem disputado pelo Sertanense, que justificava o 'golo de honra' pelo futebol e atitude patenteados”.

Sobre a crónica do desafio, recuperamos o texto publicado pelo site MaisFutebol, com as principais incidências da partida: “Uma vitória por 0-4 na Sertã garantiu ao Tondela a passagem à próxima fase da Taça de Portugal. A diferença de qualidade das duas equipas era evidente, mas nem por isso se esperava um encontro fácil para a equipa da 1ª Liga. O Sertanense é líder da Série E do Campeonato de Portugal, sem qualquer derrota.
Avisados por esta boa campanha do adversário, o Tondela entrou forte e com vontade de controlar a partida. Do lado serrano, havia muita vontade de procurar a bola, mas nem sempre da melhor maneira.
A superioridade da equipa de Petit começou a evidenciar-se e Erick Moreno deixou o primeiro aviso para o que aí vinha. Aos 9 minutos, numa jogada rápida na direita, o Tondela faz a primeiro golo da partida. Moreno faz um primeiro remate que a defesa adversária ainda consegue aliviar, mas na recarga Wagner não perdoou e atirou a contar.
Em desvantagem no jogo, o Sertanense começou a ser mais agressivo, no bom sentido, e criou mais dificuldades à equipa da Beira Alta. A grande oportunidade para o empate surgiu pelos pés de Martelo, aos 10 minutos, que obrigou Cláudio Ramos a uma boa defesa.
Numa altura em que a turma da casa começava a superiorizar-se, aparece o segundo golo do Tondela. Aos 18 minutos, Cláudio Ramos bate uma falta na sua grande área, Wagner consegue ganhar nas alturas e Erick Moreno aproveita uma descoordenação entre a defesa e o guarda-redes do Sertanense para encostar para o fundo das redes.
Com uma vantagem de dois golos, o Auri-verdes geriram a partida até ao intervalo, podendo, aos 23 minutos, dilatar o marcador por Wagner. O conjunto da Sertã continuou muito batalhador no meio-campo, prova disso são os três cartões amarelos para jogadores do Tondela, mas sem conseguir criar situações de verdadeiro perigo.
A segunda parte começou com muita intensidade e oportunidades nas duas balizas. A primeira surgiu junto da baliza do Sertanense, em que Wagner obrigou Miguel Assunção a uma grande defesa. Na sequência do lance, o guarda-redes teve de ser assistido.
Aos 53 minutos, Martelo teve a grande oportunidade do jogo para a equipa da casa e que podia mudar o rumo da partida. O avançado é lançado na direita em velocidade e, junto ao guarda-redes, remata rasteiro e cruzado, com a bola a esbarrar no poste da baliza. Na jogada seguinte, em contra-ataque, o Jhon Murillo faz o 0-3, com um remate cruzado, e acaba com as dúvidas em torno do resultado. Caso Martelo não tivesse desperdiçado a ocasião, o Sertanense entrava na luta pelo resultado e história podia ser completamente diferente.
Com uma vantagem de três golos, o Tondela baixou a intensidade e o Sertanense foi superior até ao final. O jogo passou a disputar-se no meio-campo auri-verde, mas com a turma da casa sempre a definir mal o último passe. Aos 75 minutos, mais uma grande oportunidade para o líder da Série E do Campeonato de Portugal. Ká aparece isolado na cara de Cláudio Ramos, mas permite a defesa do guardião e, na recarga, Ruizinho remata contra o defesa adversário.
Já em tempo de compensação, mais um golo para os forasteiros. Jogada na esquerda e Crislan a antecipar-se e a fazer o resultado final.
A vitória do Tondela não merece contestação, sendo pragmático e aproveitando da melhor maneira as oportunidades. Apesar da derrota pesada e por números exagerados, os jogadores do Sertanense lutaram até ao apito final, ficando a ideia de que merecia o golo de honra”.
No próximo fim-de-semana, há dérbi concelhio. O Sertanense visita o Vitória de Sernache (eliminado também este fim-de-semana da Taça de Portugal), num jogo aprazado para o dia 23 de Outubro.


Ficha de jogo

Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos
Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Sertanense: Miguel Assunção, Pedro Machado, Kelvin, Grinood (Ká 57m), Mauro (Ruizinho 70m), Romão, Angola, Danilson, Rúben, Tito, Vítor Martelo (Amâncio 84m)
Tondela: Cláudio Ramos; Jaílson, Kaká, Rafael Amorim e Pité; Hélder Tavares, Fernando Ferreira, Dylan Flores (Crislan 60m); Murilo (Murillo 45m), Erick Moreno (Claude Gonçalves 77m) e Wagner
Golos: Wagner (9’), Erick Moreno (17’), Murillo (54’) e Crislan (90’+2)
[Foto por cortesia do Diário de Viseu]

Sem comentários:

Enviar um comentário