segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Equipas do passado: Sertanense em 1985/86



Os sócios e adeptos não poderiam ter desejado um início melhor para a equipa do Sertanense nesta época de 1985/86. Cinco vitórias nos cinco primeiros jogos pareciam abrir caminho para um campeonato distrital em grande, mas não foi bem isso que sucedeu.
Matiota, coadjuvado por Ângelo Horta, assumiu o comando técnico da formação sertaginense, que mantinha a mesma estrutura do ano anterior, com destaque para os já incontornáveis Vítor Serrano, Jorge Coelho, José Marques, Jorge Marques, Luís Marcelino, Vítor Rodrigues, Luís António, Rui Vaz, Mota e Fernando Camilo.
A prova não podia ter começado melhor, em virtude da goleada (4-1) infligida ao Idanhense. Na segunda jornada, nova vitória (3-2), desta feita sobre o Águias de Moradal.
O Vila Velha de Ródão saiu da Sertã com quatro golos ‘encaixados’ na sua baliza e a Lardosa foi goleada (6-0) no seu terreno. Igual sorte teve o Proença-a-Nova, que foi derrotado por 6-3.
A derrota chegaria à sexta jornada e o ‘carrasco’ foi o Vitória de Sernache, que interrompeu esta série vitoriosa. O empate (1-1) com o Desportivo de Castelo Branco afigurou-se como normal e para recuperar o tempo perdido, os jogadores deram espectáculo na recepção ao Escalos (goleada por 7-1).
A veia goleadora da equipa era por todos notadas – ao fim de oito jogos, o conjunto sertaginense já apontara 31 golos (média de 4,4 golos/jogo).
E essa veia goleadora continuou no jogo seguinte diante do Amigos de São Tiago, que não evitou a derrota por 5-1.
A segunda volta começou com um empate (1-1) no terreno do Idanhense, a que se seguiu uma derrota (0-2) um tanto inesperada, no Campo da Abegoaria, diante do Águias de Moradal.
A goleada (6-0) em Vila Velha de Ródão chegou para acalmar os ânimos de sócios e adeptos que temiam já pela boa carreira da equipa. Luís António foi a estrela deste jogo, ao apontar quatro golos, um feito só alcançado até à data por Farinha, na época de 1982/83, numa partida com o Minas da Panasqueira.
A vitória (4-0) diante do Lardosa foi mais uma clara demonstração da superioridade da equipa, que na semana seguinte não foi além de um empate (1-1) no terreno do Proença-a-Nova.
A derrota em casa diante do Vitória de Sernache e os dois empates seguintes (Desportivo de Castelo Branco e Escalos) colocaram a formação sertaginense fora dos três lugares que davam acesso à fase-final.
Na última jornada, o Sertanense precisava que o Águias de Moradal não vencesse para conseguir chegar ao terceiro lugar, mas isso não sucedeu. Ainda assim, ficou para a história a retumbante goleada (10-1) com que os comandados de Matiota presentearam a equipa dos Amigos de São Tiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário