quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Equipas do passado: Sertanense em 1971/72


Com uma equipa muito similar à da época de 1970/71, o Sertanense «atacou» o Distrital de Castelo Branco com toda a força e empenho. Todavia, isso não foi suficiente para que a formação orientada por Matiota evitasse o último lugar da classificação, somando uma vitória e um empate.
A temporada teve início com um pouco usual Torneio Início de Seniores, onde alinharam cinco formações. O Sertanense não efectuou uma prova brilhante, conseguindo apenas uma vitória (5-0 frente à equipa secundária do Desportivo de Castelo Branco) e dois empates (com a equipa de reservas do Sporting da Covilhã e com a formação principal do Desportivo de Castelo Branco).
O arranque a sério estava marcado para Belmonte, onde a equipa realizou o seu primeiro jogo do Distrital de Castelo Branco. Apesar de ter efectuado uma boa primeira parte, o Sertanense saiu vergado, do campo da Casa do Povo de Belmonte, sob o peso de uma goleada (6-2).
Na jornada seguinte, nova deslocação, mas desta feita a Castelo Branco para defrontar o Benfica local. “O jogo começou com uma boa entrada do Sertanense, que logo aos 20 minutos se colocou em vantagem, através de um golo de penalty de Matiota. Antes do intervalo, o Benfica de Castelo Branco conseguiu empatar e na segunda parte a sua mais-valia veio ao de cima”, podia ler-se na crónica da partida, publicada no jornal A Comarca da Sertã, que assim fazia eco da derrota (4-1) averbada neste encontro pela turma da Sertã.

O primeiro jogo em casa trouxe o primeiro ponto. O Teixosense foi o adversário e o empate final (2-2) foi um resultado que, segundo a imprensa da época, se ajustou perfeitamente ao que se tinha passado em campo. Os golos da equipa da casa foram apontados por Ramos e Álvaro Monteiro.
O próximo adversário (Desportivo de Castelo Branco) não era pêra doce. Isso mesmo ficou provado em campo, com a derrota por quatro golos sem resposta.
A sétima jornada do campeonato [o Sertanense folgara na primeira e na sexta ronda] acabou por ser a mais feliz para os comandados de Matiota, que conheceram finalmente o sabor da vitória e logo frente ao Belmonte, que havia «despachado» a formação sertaginense com uma goleada na primeira volta. Desta vez, o resultado foi diferente e o Sertanense venceu (2-0), com golos de Armando Vaz e José Monteiro.

Inspirado pela vitória, a equipa da Sertã quase fazia um brilharete na jornada oito do campeonato, por ocasião da recepção ao Benfica de Castelo Branco. Com uma estratégia muito bem montada e com o guardião Carlos Sousa em tarde inspirada, o Sertanense vendeu cara a derrota (1-0) e podia mesmo ter empatado, não fosse as falhas de finalização dos seus atacantes. A visita ao Teixoso não trouxe boas recordações (derrota por 4-1), o mesmo sucedendo na última jornada da prova, frente ao Desportivo de Castelo Branco (derrota por 3-1).
Legenda-Foto: Matiota e Fernando Camilo foram dois dos jogadores que alinharam na equipa desta época

Sem comentários:

Enviar um comentário