quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Equipas do passado: Sertanense em 1982/83

Começou bem, andou mal e acabou em grande. Nesta frase se resume o comportamento da equipa do Sertanense durante a temporada de 1982/83, no Campeonato Distrital de Castelo Branco.
Com uma equipa em tudo semelhante à do ano anterior, registando-se apenas a entrada de dois reforços e de alguns juniores, os objectivos para esta época passavam por melhorar a sexta posição do último campeonato.
“A estrutura da equipa estava montada e cimentada. Os jogadores conheciam-se bem e era tudo malta que já se sabia mexer no terreno de jogo”, recorda Vítor Serrano, o guarda-redes da formação sertaginense.
E a prova até começou bem, com um golo de Vítor Rodrigues a dar a vitória ao Sertanense no desafio contra o Escalos. Nas duas jornadas seguintes, dois empates (Paul e Atalaia) levaram a equipa até ao terceiro lugar.
O derby com o Vitória de Sernache chegou à quarta jornada e os homens da Sertã não foram felizes, tendo sido derrotados por 2-1. No entanto, o resultado deste jogo viria a ser anulado devido à utilização irregular de um jogador da formação vitoriana – foi atribuída a vitória (3-0) ao Sertanense.
Duas derrotas (Cariense e Minas da Panasqueira) nas duas etapas subsequentes fizeram ‘tremer’ os jogadores, que deram uma resposta cabal no jogo contra ao Idanhense, vencendo por 3-1, com Zé Maria a facturar dois golos e Mota a marcar o terceiro.
A base da equipa era formada por Vítor Serrano, Luís Lopes, Luís Marcelino, Jorge Marques, José Marques, Fernando Camilo, Rui Vaz, Mota, Zé Maria, Farinha e Filipe. Todavia, José Carlos, João Mendes e Carlos Marcelino eram também usados com bastante regularidade.
Depois da recepção ao Idanhense, mais três derrotas (Teixosense, Tortosendo-e-Benfica e Belmonte) e um empate (A.D. Fundão) atiraram com a formação para a 13.ª posição da classificação.
Farinha conduziu a equipa de volta às vitórias, com um hat-trick no jogo frente ao Cebolense (vitória por 3-0). A derrota que se seguiu no terreno do Desportivo de Castelo Branco (3-0) assinalou o fim da primeira volta e marcou um ponto de viragem na carreira sertaginense.
Uma série de oito jogos sem perder deu um novo alento aos jogadores e fez a equipa subir na tabela classificativa. Pelo meio ficaram goleadas de 4-0 ao Paul e Minas da Panasqueira (Farinha marcou os quatro golos da vitória neste jogo), vitórias no campo dos Escalos e em Caria e empates em terrenos difíceis como a Atalaia, Idanhense e Sernache (esta partida ficou marcada por cenas lamentáveis entre jogadores das duas equipas, que se agrediram mutuamente, o que levou à expulsão de quatro jogadores – dois de cada lado).
A primeira derrota após esta série sensacional chegou diante do clube que se viria a sagrar campeão distrital nesta temporada, o Tortosendo-e-Benfica. Mas foi a única, porque depois disso a Desportiva do Fundão, Belmonte e Desportivo de Castelo Branco foram derrotados, sem apelo nem agravo, pelo conjunto sertaginense, que apenas cedeu um empate até ao final do campeonato no sempre difícil Campo dos Fiéis, em Cebolais de Cima (3-3).
Contas feitas, o Sertanense terminou no quarto lugar do campeonato a um ponto do terceiro (Vitória de Sernache) e a sete do segundo (Belmonte). Farinha, com 12 golos, foi um dos melhores marcadores da prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário