sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Equipas do passado: Sertanense em 1977/78

As boas indicações deixadas no último campeonato criaram alguma expectativa entre os sócios e adeptos do Sertanense para a nova época. A esperança de uma classificação nos quatro primeiros estava nas cogitações de todos.
A tarefa que esperava os homens da Sertã não era fácil, sobretudo devido ao grande número de equipas inscritas – o campeonato deste ano foi disputado por 17 equipas, o que obrigou todas as formações a fazer 34 jogos, algo inédito na prova.
A grande maioria dos jogadores manteve o vínculo à equipa e o antigo jogador Amâncio assegurava o comando técnico do Sertanense.
O União Idanhense foi o primeiro adversário da temporada. O jogo no Campo da Abegoaria não correu de feição à equipa visitada, que não conseguiu melhor do que um empate (1-1).
Depois de uma jornada de folga, a primeira vitória chegou diante do Peso (2-0). A deslocação ao terreno do Unhais da Serra não foi feliz (derrota por 2-0) e a partida seguinte serviu para amenizar os estragos (empate a zero diante do Cariense).
A goleada no Barco (5-1) e o empate (2-2) seguinte em casa frente ao Cebolense atiraram a equipa para o penúltimo lugar da classificação, de onde acabaria por sair após a vitória com o Águias do Dominguiso.

O regressado Matiota já estava no comando técnico da equipa, aquando da derrota em casa com o Vitória de Sernache, o que criaria alguma celeuma no interior do grupo, que rapidamente desapareceu na jornada seguinte, devido à vitória (3-1) no terreno do Paul.
Até ao final da primeira volta, o Sertanense não logrou vencer mais nenhum jogo (dois empates e três derrotas), um cenário que se repetiria até à 28.ª jornada, quando o conjunto da Sertã triunfou em Cernache do Bonjardim, diante da turma local.
Já com Edmundo Silva no lugar de treinador – em substituição de Matiota – a equipa arrancou para um final de campeonato muito positivo, alcançando três vitórias e dois empates em seis jogos.
Neste período, o futebol da equipa melhorou bastante, conforme revelam alguns jornais do distrito. Isso mesmo ficou comprovado no embate da penúltima jornada frente ao primeiro classificado e que acabaria por se sagrar campeão distrital, o Alcains. Num jogo muito emocionante e onde o equilíbrio foi a nota dominante, o Sertanense realizou a melhor exibição da época e levou a melhor sobre o seu opositor, vencendo por 3-2. Apesar deste bom desempenho no final da prova, o Sertanense não foi além de um 13.º lugar na classificação final, arrecadando 25 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário