terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Equipas do passado: Os juniores do Sertanense em 1974/75

Vários problemas financeiros levaram a que o Sertanense não se apresentasse, nas épocas de 1973/74 e 1974/75, no Campeonato Distrital de futebol de Castelo Branco. No entanto, numa clara aposta nos jovens do concelho, a Direcção do clube, presidida por Reinaldo Casimiro, resolveu inscrever uma equipa no Distrital de Juniores na temporada de 1974/75.
Formada unicamente por jovens da terra, alguns deles ainda pertencentes ao escalão de juvenis, o conjunto do Sertanense era treinado pelo ‘incansável’ Matiota que, uma vez mais, assumia o papel de dinamizador da modalidade junto dos mais novos.
Os treinos tiveram início no mês de Outubro, no Campo da Abegoaria. Nos primeiros dias, o número de jovens era reduzido, mas esse cenário rapidamente se inverteu e em Dezembro chegavam quase às duas dezenas.
Foi também neste mês de Dezembro, mais precisamente no dia 15, que o Sertanense fez a sua estreia no Distrital de Juniores. Depois de ter folgado na primeira jornada, a formação da Sertã deslocou-se ao Teixoso para defrontar o conjunto local.
O jogo terminou com a vitória do Teixosense (3-1), contudo, a equipa sertaginense deu boa conta de si e conseguiu mesmo chegar ao empate, depois de estar em desvantagem. O golo foi apontado por Camilo.
Os desafios seguintes, frente às equipas do Benfica e Castelo Branco e Sporting da Covilhã (vencedores crónicos dos campeonatos mais jovens do distrito), serviram para ganhar experiência, até porque pontuar nestes jogos adivinhava-se uma tarefa quase impossível.
A segunda volta do campeonato começou da melhor maneira para os jovens orientados por Matiota, que conseguiram o seu primeiro e único ponto na prova, mercê de um empate em casa frente ao Teixosense. A vitória não esteve longe, mas a pontaria dos avançados do Sertanense não estava nos melhores dias.
Até ao final do campeonato, mais duas derrotas, frente ao Sporting da Covilhã (que se sagraria campeão) e ao Benfica e Castelo Branco, respectivamente.
Jogadores: Conceição, Brito, Júlio Goulão, Ferreira, Folgado, Ezequiel, Rui, Luís Marcelino, Tó Camilo, Robalo, Jorge, Hélder, Jorge Coelho, Né ou Sousa.

Foto de Sarmento Nunes, tirada por ocasião do jogo entre o Sertanense e o Sporting da Covilhã (as duas equipas surgem na imagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário