quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os derbies entre Sertanense e Vitória de Sernache


É conhecida de todos a sã rivalidade existente entre as vilas da Sertã e de Cernache do Bonjardim. O futebol não é excepção, e um jogo entre equipas destas duas localidades é sinónimo de emoção do primeiro ao último minuto.
A história destes desafios estende-se no tempo e é mesmo preciso recuar até ao dia 8 de Novembro de 1936 para encontrar registos de um encontro de futebol entre formações destas duas vilas. O desafio colocou frente-a-frente as formações da Casa do Povo de Cernache do Bonjardim e do «Onze Unidos», da Sertã. A vitória (3-0) pertenceu ao conjunto de Cernache do Bonjardim.
Todavia, a primeira partida oficial sé aconteceu em 1976, colocando frente-a-frente Vitória de Sernache e Sertanense. O jogo, a contar para o Campeonato Distrital de Castelo Branco (época 1976/77), terminou com a vitória da equipa da Sertã por 1-0.
No jogo da segunda volta desta prova, o Sertanense voltou a ganhar, mas desta vez por 2-0. Xana fez o primeiro golo, ao passo que o segundo resultou de um auto-golo de Necas.
Na época seguinte (1977/78), o Sernache foi vencer ao terreno do Sertanense (0-2) na primeira volta e na segunda, o Sertanense triunfou em Cernache do Bonjardim (0-1). “Expectativa, emoção e atirado para longe o fanatismo dos tempos antigos. Bom jogo de futebol, boa arbitragem e vitória por 1-0. O arreganho e entusiasmo dos vizinhos de Cernache não conseguiu eliminar a maior experiência do Sertanense”, podia ler-se, numa crónica publicada no jornal «A Comarca da Sertã», a propósito deste último jogo.
A grande campanha do Sertanense na temporada de 1978/79, falhando a subida à 3.ª Divisão Nacional, na última jornada, encontrou sequência nos dois jogos disputados frente ao Vitória de Sernache. O sorteio ditou que na primeira volta, a equipa da Sertã viajasse até Cernache para defrontar a turma local. Três golos sem resposta (dois de Farinha e um auto-golo de Pinto) deram ao Sertanense uma vitória por 0-3. No jogo da segunda volta, goleada para o Sertanense (4-1), com Farinha a apontar dois golos.
A senda de bons resultados para a equipa da Sertã continuou na época de 1979/80. Primeiro, foi a vitória em casa (2-1) e depois o empate em Cernache (1-1).
Só na temporada seguinte (1980/81), o Vitória de Sernache logrou chegar novamente à vitória e logo por 3-1. Mas na segunda volta, o Sertanense ‘vingou-se’ e venceu pelo mesmo resultado. Sobre este jogo, Raul Simões escreveu no jornal «A Comarca da Sertã»: “Maior acutilância por banda do Sernache, resposta sempre pronta do Sertanense, mormente conduzida pelo ‘quase coxo’ Rui Vaz, muito bem secundado quer por Coelho, quer por Ezequiel a meio-campo, já que Tó Marques descaia para o lado direito e Mota para o lado esquerdo, e ficando Farinha sempre lá à frente. Entretanto, toda a defesa mantinha-se coesa”.
Um empate (0-0) e uma vitória (2-0) para o Vitória foi o saldo da época de 1981/82. Na temporada seguinte (1982/83), o ‘fantasma’ da violência ensombrou este ‘derby’ concelhio. À partida para a quarta jornada da prova, Sertanense e Vitória estavam lado-a-lado nos primeiros lugares da classificação, o que criou alguma expectativa. No entanto, tudo se complicou com o desenrolar da partida, que acabaria por se saldar em quatro expulsões (duas para cada lado) e cenas lamentáveis dentro e fora de campo, com os jogadores a envolverem-se em agressões físicas. O jogo terminou com a vitória (2-1) do Sernache, um triunfo que lhe viria a ser retirado mais tarde, na sequência da equipa ter alinhado com um jogador em situação irregular.
Na segunda volta, os ânimos estiveram mais calmos e o empate (1-1) premiou o esforço das duas formações.
A temporada de 1983/84 foi semelhante à de 1977/78. O Sertanense começou por ir vencer a Cernache (2-3), mas depois baqueou em casa diante do mesmo adversário (derrota por 1-2).
O equilíbrio era a tónica dominante nestes ‘derbys’. A correlação de forças era semelhante e a emoção garantida do primeiro ao último minuto. Isso mesmo foi o que se verificou na temporada de 1984/85, nos dois jogos disputados e que renderam dez golos – dois empates (3-3 e 2-2) mostraram bem o equilíbrio entre os dois conjuntos.
A época seguinte foi do Vitória de Sernache – dois jogos e duas vitórias (1-0 e 3-0) –, que esteve na luta directa pela subida à 3.ª Divisão Nacional.
O Sertanense ‘vingou-se’ no ano seguinte com duas vitórias (4-0 e 1-0) e ficou também a um passo de garantir a subida aos nacionais de futebol.
Mas esse desiderato chegaria no ano seguinte para a formação da Sertã. A subida à 3.ª Divisão foi o prémio justo para um campeonato notável, com 20 vitórias em 26 jogos. Quanto aos ‘derbys’, domínio absoluto do Sertanense – duas vitórias (2-1 e 3-0).
A entrada do Sertanense nos campeonatos nacionais de futebol obrigou a uma paragem neste encontros anuais, que só voltariam a ser reatados aquando da subida do Vitória de Sernache à 3.ª Divisão, em 1996.
O primeiro encontro entre Sertanense e Vitória de Sernache num campeonato nacional de futebol aconteceu à sexta jornada, da época de 1996/97. O ‘cernachense’ Bruno Bastinho deu a vitória aos ‘homens da Sertã’ pela margem mínima. O Vitória corrigiu na segunda volta e venceu pelo mesmo resultado (1-0), não evitando contudo o regresso aos ‘Distritais’.
Não foi preciso esperar muito para voltarmos a assistir a um ‘derby’, até porque o Sernache voltaria aos nacionais na temporada seguinte. O equilíbrio voltou a imperar, com uma vitória para cada lado – o Sertanense venceu em casa por 2-1 e o Vitória fez o mesmo no seu reduto, mas por 1-0.
Devido à descida do Sertanense ao campeonato distrital no final desta temporada, só em 2000 é que foi possível voltar a assistir a um ‘derby’. O Vitória esteve melhor nos dois jogos e venceu por 3-0 e 2-1.
A época de 2001/02 foi de sucesso para o Sertanense, mercê da subida à 2.ª Divisão Nacional. E o Vitória foi o convidado de honra para a festa. Depois de um empate (1-1) na primeira volta, o último jogo do campeonato reservava um Sertanense - Vitória de Sernache. Os ‘homens da Sertã’ tinham de vencer o jogo para confirmarem a subida de divisão, ao passo que os de Cernache estavam livres de qualquer preocupação na tabela classificativa.
A partida foi de nervos para a formação da Sertã, que só começou a respirar de alívio quando Marco Simões apontou o golo que lhe daria a vitória no encontro. Depois, foi só gerir até ao fim e esperar pelos outros resultados. A festa consumou-se então e durou até de manhã.
Esta foi, curiosamente, a última vez que as duas equipas se defrontaram a nível oficial. Depois disso, apenas alguns jogos-treino quebraram a rotina.

3 comentários:

  1. O António Joaquim já não conseguia estar ali com o barulho da buzina de ar comprimido atrás da baliza....Carrega Sertanense

    ResponderEliminar
  2. E o Sernache é o nosso grande amor!!!

    ResponderEliminar