sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Equipas do passado: Sertanense em 1972/73

O aumento do número de equipas no campeonato (de cinco para sete) acabou por não beneficiar o Sertanense, que repetiu a última posição do Distrital de Castelo Branco dos anos anteriores. A inexperiência da equipa voltou a ser decisiva no confronto directo com os adversários que, além disso, possuíam outras condições de captação de jogadores e encontravam-se mais próximos dos dois centros mais importantes do futebol do distrito – Castelo Branco e Covilhã. A interioridade e as grandes distâncias que era necessário percorrer nos jogos fora de casa (algumas delas superiores a 100 quilómetros) também não ajudavam.
A preparação para o campeonato até nem correu mal. Logo no mês de Setembro de 1972, o Sertanense venceu o Torneio do Vales de Cardigos, após derrotar na final a formação da casa por conclusivos 4-0. Nos lugares seguintes ficaram Proença-a-Nova e Cardigos.
Mais alguns jogos ajudaram a apurar a forma do conjunto treinado por Matiota. No entanto, alguns problemas na organização do Distrital de Castelo Branco levaram a que a prova só começasse a ser disputada em Março de 1973.
Na primeira jornada, o Sertanense deslocou-se ao terreno do Benfica de Castelo Branco e não conseguiu melhor do que uma derrota (3-0), o mesmo sucedendo na jornada seguinte na recepção ao Cebolense (derrota por 2-0).
A terceira jornada não trouxe melhorias e na partida efectuada em Belmonte, o conjunto sertaginense saiu vergado sob o peso de nova derrota (5-0).
O primeiro ponto chegou à quarta jornada, mercê de um empate em casa frente ao Teixosense. Segundo a crónica do jornal A Comarca da Sertã, “o empate verificado no fim do jogo castiga unicamente o Sertanense, que devido à inoperância dos seus avançados não conseguiu traduzir em golos as oportunidades criadas”.
A inoperância dos avançados começava a ser evidente, uma vez que ao cabo de quatro jornadas, ainda não havia sido apontado qualquer golo. Isso não se alterou na ronda seguinte, quando o Sertanense voltou a sair derrotado (5-0) no jogo frente ao Covilhã-e-Benfica.
Foi preciso esperar até à sexta jornada para ver o primeiro golo da equipa. Apontado por Jorge Serrano, o golo foi ainda assim insuficiente para evitar a vitória das Minas da Panasqueira (3-1), no jogo realizado no Campo da Abegoaria.
A segunda volta do campeonato trouxe algumas melhorias, sendo que na recepção ao Benfica de Castelo Branco, a equipa vendeu bem cara a derrota (2-1).
O jovem Vítor Serrano – que fazia a sua primeira época na baliza –, Dionísio, Joca Barreto, António Pires ou Hilário afirmavam-se como esteios da equipa, onde outros jovens como Jorge Coelho procuravam encontrar o seu lugar.
A deslocação ao terreno do Cebolense não trouxe boas recordações, em virtude da goleada (6-0) infligida pelos homens da casa aos comandados de Matiota.
No entanto, esse jogo serviu para que a equipa acordasse e logo na jornada seguinte, o Sertanense conseguia a sua primeira e única vitória da época. Foi no dia 27 de Maio de 1973, na recepção ao Belmonte, que a formação da Sertã, na sequência de um golo de grande penalidade, conseguiu alcançar o primeiro triunfo da temporada.
Com esta vitória, a moral subiu e o jogo seguinte, no Teixoso, foi encarado com muito optimismo. O próprio Matiota recorda: “A equipa estava a jogar bem e os jogadores começavam a ganhar alguns automatismo dentro do campo”. No entanto, alguns erros defensivos e os falhanços dos avançados na hora decisiva levaram a que a derrota voltasse a surgir no horizonte.
Ainda assim, a grande exibição da época estava guardada para o jogo seguinte, na recepção ao Covilhã-e-Benfica, uma equipa que precisava de pontuar para não perder o primeiro lugar que ocupava na classificação.
Tacticamente irrepreensível e com uma excelente atitude de jogo, o Sertanense travou a formação encarnada com um empate (2-2), respondendo sempre às investidas da equipa contrária, que não estava à espera de tantas dificuldades. A fechar o campeonato, nova derrota (4-1), na deslocação às Minas da Panasqueira.

1 comentário:

  1. O meu nome e Sousa. Joguei pelo Sertanense em 1972/73 com 15 anos

    ResponderEliminar