quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Equipas do passado: Sertanense em 1983/84

As águas em que o Sertanense navegou na temporada de 1983/84 foram calmas. Com uma prova sem sobressaltos de maior, a equipa da Sertã ainda liderou o campeonato distrital mas acabou na oitava posição.
O plantel apresentava algumas novidades em relação à última época, todavia a estrutura da equipa mantinha-se inalterada, com as principais referências (Vítor Serrano, José Marques, Rui Vaz, Fernando Camilo, Mota ou Jorge Marques) a permanecerem no clube.
Um empate (2-2) nas Minas da Panasqueira, com golos de Zé Maria e Filipe Costa, abriu o Distrital, com o Sertanense a continuar em grande nos jogos seguintes – vitória em casa frente ao Belmonte (2-0) e fora no reduto do Vitória de Sernache (3-2).
A goleada (4-1) ao Paul, na quarta jornada, com Carlos Marcelino a assinar um hat-trick, colocou a formação sertaginense no primeiro lugar da classificação, posição que manteria até à sexta jornada.

Depois de dois empates (Atalaia e Desportivo de Castelo Branco), a primeira derrota chegou à passagem da sétima jornada (Cariense). A equipa rectificou na semana seguinte (vitória de 3-2 sobre o Teixosense), mas ‘borrou a pintura’ na deslocação ao Fundão (derrota por 1-4 diante da Desportiva do Fundão). Sobre este jogo, o «Jornal do Fundão», na sua edição de 13 de Janeiro de 1984, escreveu: “O Sertanense quis discutir o jogo em todo o terreno, procurando sempre que lhe era possível o golo, o que só valorizou o espectáculo”. Os destaques deste semanário, em termos individuais, foram para os jogadores Rui Vaz, Zé Maria e Monteiro.
Até ao final da primeira volta, duas vitórias (Covilhã-e-Benfica e Idanhense), um empate (Vales do Rio) e uma derrota (Escalos) fizeram a equipa subir até à quinta posição.
A segunda volta iniciou-se com uma derrota em casa (1-2) diante do Minas da Panasqueira, a que se seguiram cinco derrotas consecutivas (Belmonte, Sernache, Paul, Atalaia e Desportivo Castelo Branco).
Esta série de derrotas foi interrompida na 20.ª jornada, com uma vitória (2-0) frente ao Cariense.
Daqui até ao final da época, o Sertanense venceu todos os jogos em casa (A.D. Fundão, Escalos e Idanhense) e perdeu todas as partidas fora do seu terreno (Covilhã-e-Benfica e Vales do Rio).
As contas finais colocaram o conjunto sertaginense na oitava posição, mas com os mesmos pontos (26) do sexto classificado.



Foto: Foto Sarmento

Sem comentários:

Enviar um comentário