sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Equipas do passado: Sertanense em 1970/71

Iniciamos hoje uma viagem às equipas de futebol oficial que marcaram o passado do Sertanense. Começamos por 1970/71, época em que o conjunto sertaginense se estreou nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Castelo Branco.
O primeiro jogo oficial aconteceu diante do Benfica e Castelo Branco, no dia 2 de Maio de 1971. A partida disputou-se no campo da Abegoria, na Sertã. Os albicastrenses dominaram o jogo, mas o Sertanense aguentou-se bem e só perto do final da primeira parte (39´) sofreu o primeiro golo, na sequência de uma grande penalidade.
Na segunda parte, o Benfica e Castelo Branco apontou mais dois golos mas os jogadores da Sertã não esmoreceram e, já perto do final, António Pires marcou o primeiro golo do Sertanense em competições oficiais.
Na segunda jornada, a formação orientada por Matiota folgou, ao passo que na terceira jornada, o Sertanense foi goleado (8-1) pelo Covilhã-e-Benfica. O golo de honra foi marcado por António João.
Nova derrota no fim-de-semana seguinte – o Teixosense veio à Sertã vencer por 5-1, num desafio em que Ângelo Horta apontou o único golo dos visitados.
A deslocação às Minas da Panasqueira não deixou saudades, fruto da derrota averbada (2-1). Ainda assim, na crónica do jogo, assinada por Raul Simões no jornal «A Comarca da Sertã», o comportamento dos jogadores foi elogiado: “O Sertanense fez neste jogo uma excelente exibição, conseguindo em algumas partes do jogo dominar as operações”.

No primeiro jogo da segunda volta, o clube averbou nova derrota (4-1) no terreno do Benfica e Castelo Branco. Todavia, e depois de uma jornada de folga, a vitória chegou finalmente e diante do Covilhã-e-Benfica, que na primeira volta tinha infligido uma derrota humilhante (ainda hoje é a pior da história do Sertanense). Quatro golos sem resposta (dois de Monteiro, um de Vítor Cavalheiro e outro de Farinha) selaram o resultado em 4-0.
Mas na ronda seguinte, este excelente resultado não encontrou sequência, em virtude da derrota averbada (6-3) na deslocação ao Teixoso.
No último jogo do campeonato, grande partida e brilhante resultado (2-2), na recepção ao Minas da Panasqueira, que se sagraria campeão distrital nesta temporada. A equipa da Sertã foi a primeira a marcar por intermédio de Matiota, mas a formação mineira reagiu e passou para a frente do marcador, com golos de Abreu e Zeca.
Não cedendo, a turma da casa foi para a frente e, quando já poucos acreditavam, Monteiro igualou a contenda aos 85 minutos de jogo.
O treinador Matiota fazia no final da época em entrevista ao jornal «A Comarca da Sertã», o balanço da participação no distrital: “Estou plenamente satisfeito com a equipa. Não fizemos um campeonato melhor, pois além de não termos uma equipa-base, faltou-nos uma preparação adequada antes do campeonato começar. Agora, já com jogos e mais rodada, a equipa está a dar melhor rendimento. Se continuarmos a trabalhar com vontade, podemos fazer bons resultados e dar prestígio à Sertã”.


Fontes: Sertanense – 75 anos de História, A Comarca da Sertã, Renovador, Reconquista e Jornal do Fundão

Sem comentários:

Enviar um comentário