segunda-feira, 3 de agosto de 2009

História: Os primeiros estatutos



Os primeiros estatutos do Sertanense Foot-Ball Club (designação original) foram elaborados entre os finais de 1933 e inícios de 1934. A base para o documento (inspiração talvez seja a palavra mais correcta) foram os estatutos do Sporting Clube de Tomar.
Este facto remete-nos para uma história muito curiosa: Depois de formulado o pedido ao clube tomarense para que os seus estatutos fossem emprestados ao Sertanense, colocou-se um problema: como ir até Tomar recolher o documento? Na altura, os carros eram um bem escasso e as distâncias bem maiores do que as de hoje.
A solução chegou pela mão (e pelas pernas!!!) de um dos sócios fundadores do clube, Mário Matias, que se deslocou a Tomar, na sua bicicleta, para trazer o referido documento.
Os estatutos do Sertanense, promulgados no dia 17 de Fevereiro de 1934, pelo governador Civil de Castelo Branco, Carlos Alberto Godinho, eram constituídos por dez capítulos e 56 artigos, com os seus números e parágrafos escritos em dez folhas de papel selado da taxa de dois escudos e cinquenta centavos.

Sem comentários:

Enviar um comentário