segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Equipas do passado: Sertanense em 1984/85


Começar mal e acabar bem! Assim se pode sintetizar o comportamento do Sertanense na época 1984/85, do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Castelo Branco.
Com uma equipa muito idêntica à do ano anterior, a que se somava a entrada de alguns jovens jogadores da terra (Vítor Farinha, Luís António ou Paulo Paulino), o clube apresentou-se, na jornada inaugural, em Proença-a-Nova para apadrinhar a estreia desta formação no escalão máximo do futebol distrital. O Proença foi mais feliz e venceu a partida, com um golo solitário.
As jornadas seguintes ‘ajudaram’ o Sertanense a afundar-se na classificação até ao penúltimo lugar, mercê de duas derrotas (Escalos e Tortosendo-e-Benfica) e dois empates (Covilhã-e-Benfica e Atalaia).
A primeira vitória (2-0) só chegou à passagem da sexta jornada e no terreno do Silvares, com os golos a serem apontados por Rui Vaz e José Cela. Na jornada seguinte, nova vitória e um resultado bastante expressivo (6-0) diante do Paul. Mota (3 golos) e Rui Vaz (2) deram espectáculo neste desafio, com o «Jornal do Fundão», de 4 de Dezembro de 1984, a publicar a seguinte crónica: “Os golos são corolário do futebol de ataque e eles surgiram em virtude da acutilância da equipa local. (…) A equipa do Sertanense foi homogénea”.
A deslocação ao terreno do Barco não deixou saudades (derrota por 1-0), seguindo-se dois empates em outros tantos jogos (AD Fundão e Cariense). À passagem da 10.ª jornada, o conjunto sertaginense ocupava a 10.ª posição da classificação.
Mota e Rui Vaz deram a vitória ao Sertanense diante do Idanhense (2-0), mas não foram suficientes para evitar o empate nas jornadas subsequentes (Teixosense e Sernache).
No início da segunda volta, o Proença-a-Nova foi derrotado na Sertã por 4-2 e Rui Vaz completou uma série de quatro jogos seguidos sempre a marcar.
A derrota na Covilhã, diante do Benfica local, foi amarga para os jogadores da Sertã, que souberam dar a volta por cima na partida frente ao Escalos (vitória por 2-1 e golos de Vítor Farinha e Mota).
Os jogos com a Atalaia e o Tortosendo-e-Benfica saldaram-se por duas derrotas e quem pagou a factura, como se diz na gíria futebolística, foi o Silvares, que foi goleado por 5-1. Rui Vaz (2 golos), Luís António (2) e Vítor Rodrigues (1) fizeram o resultado final.
Empate a zero no Paul e, logo na semana seguinte, nova goleada, desta feita diante do Barco (4-0). A tradicional deslocação ao Fundão voltou a não ser feliz (derrota por 2-0), mas a série de três vitórias consecutivas (Cariense, Idanhense e Teixosense) catapultou a formação para o quarto lugar.
Na última jornada, o motivo de interesse estava reservado para o derby com o Vitória de Sernache. Muita emotividade e golos deram um empate (2-2) ao cabo dos noventa minutos de jogo.
Ainda nesta época, o Sertanense esteve à beira de conquistar a Taça de Honra da Associação de Futebol de Castelo Branco, para equipas dos distritais. Na final, a equipa da Sertã encontrou o Teixosense, num jogo a duas mãos. Dois empates obrigaram à realização de um terceiro jogo, onde a formação do Teixoso levou a melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário