quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Equipas do passado: Sertanense em 1983/84

As águas em que o Sertanense navegou na temporada de 1983/84 foram calmas. Com uma prova sem sobressaltos de maior, a equipa da Sertã ainda liderou o campeonato distrital mas acabou na oitava posição.
O plantel apresentava algumas novidades em relação à última época, todavia a estrutura da equipa mantinha-se inalterada, com as principais referências (Vítor Serrano, José Marques, Rui Vaz, Fernando Camilo, Mota ou Jorge Marques) a permanecerem no clube.
Um empate (2-2) nas Minas da Panasqueira, com golos de Zé Maria e Filipe Costa, abriu o Distrital, com o Sertanense a continuar em grande nos jogos seguintes – vitória em casa frente ao Belmonte (2-0) e fora no reduto do Vitória de Sernache (3-2).
A goleada (4-1) ao Paul, na quarta jornada, com Carlos Marcelino a assinar um hat-trick, colocou a formação sertaginense no primeiro lugar da classificação, posição que manteria até à sexta jornada.

Depois de dois empates (Atalaia e Desportivo de Castelo Branco), a primeira derrota chegou à passagem da sétima jornada (Cariense). A equipa rectificou na semana seguinte (vitória de 3-2 sobre o Teixosense), mas ‘borrou a pintura’ na deslocação ao Fundão (derrota por 1-4 diante da Desportiva do Fundão). Sobre este jogo, o «Jornal do Fundão», na sua edição de 13 de Janeiro de 1984, escreveu: “O Sertanense quis discutir o jogo em todo o terreno, procurando sempre que lhe era possível o golo, o que só valorizou o espectáculo”. Os destaques deste semanário, em termos individuais, foram para os jogadores Rui Vaz, Zé Maria e Monteiro.
Até ao final da primeira volta, duas vitórias (Covilhã-e-Benfica e Idanhense), um empate (Vales do Rio) e uma derrota (Escalos) fizeram a equipa subir até à quinta posição.
A segunda volta iniciou-se com uma derrota em casa (1-2) diante do Minas da Panasqueira, a que se seguiram cinco derrotas consecutivas (Belmonte, Sernache, Paul, Atalaia e Desportivo Castelo Branco).
Esta série de derrotas foi interrompida na 20.ª jornada, com uma vitória (2-0) frente ao Cariense.
Daqui até ao final da época, o Sertanense venceu todos os jogos em casa (A.D. Fundão, Escalos e Idanhense) e perdeu todas as partidas fora do seu terreno (Covilhã-e-Benfica e Vales do Rio).
As contas finais colocaram o conjunto sertaginense na oitava posição, mas com os mesmos pontos (26) do sexto classificado.



Foto: Foto Sarmento

Jorge Nunes na Federação Portuguesa de Futebol

O antigo presidente do Sertanense Jorge Nunes foi eleito recentemente vogal para o conselho nacional de arbitragem não-profisional da Federação Portuguesa de Futebol, na lista presidida pelo antigo árbitro Vítor Pereira.
Jorge Nunes, que liderou até há bem pouco tempo o conselho regional de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, faz parte da equipa com que Vítor Pereira pretende “dignificar a arbitragem nacional”, segundo palavras do próprio.
Jorge Manuel Farinha Nunes, de 52 anos, é natural da Sertã e passou pela presidência do Sertanense em diferentes mandatos: entre 1988 e 1993 e depois na época de 1996/97.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

13.ª jornada do Nacional da 2.ª Divisão: Juventude Évora 2-2 Sertanense

Um golo polémico já em tempo de descontos ‘roubou’ a vitória ao Sertanense diante do Juventude de Évora. O jogo terminou com um empate a duas bolas, resultado que mantém a formação sertaginense no 9.º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Zona Sul), somando agora 18 pontos (5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas).
O Sertanense bem se pode queixar da arbitragem nesta partida, visto que logo aos 35 minutos ficou privado do seu defesa central Adilson, expulso por Tiago Martins, numa decisão bastante discutível.
A jogar com menos um, o conjunto orientado por José Bizarro nunca baixou os braços e o corolário dessa atitude foi o golo alcançado por Diogo Ribeiro, quando o relógio marcava os 42 minutos.
Na segunda parte, o Juventude de Évora entrou em busca da igualdade, que haveria de alcançar aos 55 minutos, quando André Xavier assistiu de cabeça Divaldo que empurrou a bola para o fundo das redes de Paulo Salgado.
Pouco depois, os eborenses ficariam reduzidos também a dez jogadores e o Sertanense aproveitou para pressionar o último reduto dos visitados. Essa pressão acabou por redundar no segundo golo sertaginense, apontado novamente por Diogo Ribeiro (que assumiu a lista dos melhores marcadores da Zona Sul), na transformação de uma grande penalidade.
O Juventude de Évora já em desespero de causa tentava bombear bolas para a área dos homens do Pinhal, mas o esférico acabava invariavelmente aliviado pela equipa visitante, já reduzida a nove jogadores, por expulsão do médio brasileiro Gaúcho.
No último lance da partida, uma jogada confusa na área de Paulo Salgado e o árbitro a vislumbrar falta para grande penalidade. A formação da casa aproveitou e Tiago Gonçalves converteu o penalty, fixando assim o resultado final em 2-2
Na próxima jornada (8 de Janeiro), o Sertanense recebe no seu reduto o Pinhalnovense, que ocupa actualmente o 3.º lugar, com 25 pontos.

Ficha de jogo

Estádio Sanches de Miranda (Évora)
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa)
Juventude Évora: Nuno Laurentino, Vasco Sobral, Mezenga, Luís Barreiros, Avto, Vasco Barros, André Xavier, Divaldo, Tiago Gonçalves, Vítor Martelo e João Fonseca

Sertanense: Paulo Salgado, Hugo Ventosa, António, Adilson, Gil Barros, Juary, Gaúcho, Alex (Rodolfo, 82’), Silvério (Name, 75’), Traquina (Doumboya, 90’+2) e Diogo Ribeiro
Golos: Divaldo (55’) e Tiago Gonçalves (90’+5); Diogo Ribeiro (42’ e 66’)

Fotos:
http://juventudesportclube.blogspot.com/

12.ª jornada do Campeonato Distrital: Sertanense B 1-1 Vila Velha Ródão

Um empate a uma bola. Foi este o resultado final do jogo que opôs, este fim-de-semana, o Sertanense B ao Vila Velha de Ródão, duas equipas que ocupam actualmente os lugares do fundo da tabela.
O Sertanense B entrou melhor no jogo e à passagem do minuto 20 chegou à vantagem por intermédio de Luís Marcelo. Até ao intervalo, o resultado manteve-se inalterado.
Na segunda parte, o Vila Velha de Ródão foi à procura do empate, resultado que haveria de conseguir aos 68 minutos, na sequência de um golo apontado por Adilson.
A equipa do Sertanense B volta a jogar apenas no dia 8 de Janeiro, deslocando-se ao terreno do Atalaia do Campo, actual segundo classificado da prova.

Ficha de jogo

Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos (Sertã)
Árbitro: Nuno Farinha
Sertanense B: Luís Ribeiro, Luís Santos, Tiago Fernandes, Marco Custódio, Vasco Silva, Rafael, Cavaco, Flávio, Tomás, Pedro Xavier e Luís Marcelo

Vila Velha de Ródão: ?
Golos: Luís Marcelo (20’) e Adilson (68’)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Grupo Coral do Sertanense dá concerto de Natal

É já no domingo, dia 18 de Dezembro, a partir das 18 horas, que o Grupo Coral do Sertanense realiza o seu concerto de Natal na Casa da Cultura da Sertã. Sob a orientação do maestro Paulo Reis, o grupo sertaginense interpretará temas como «Linda Noite», «Glória», «Natal Branco», «Então é Natal» ou «Hino da Alegria».
Formado em 2006, o Grupo Coral do Sertanense é constituído por cerca de 30 elementos, tendo desenvolvido, ao longo do seu historial, diversas actividades tanto a nível cultural como social. Já actuou em vários pontos do país e também no estrangeiro.
Aqui fica uma excelente sugestão para o fim-de-semana.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

12.ª jornada do Nacional da 2.ª Divisão: Sertanense 0-2 Mafra

O Mafra impôs, este fim-de-semana, a segunda derrota caseira ao Sertanense no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Zona Sul). Num jogo bastante competitivo, mas de pouca qualidade, o conjunto do distrito de Lisboa acabou por ter a sorte do jogo e vencer por 2-0.
O Sertanense entrou melhor e parecia querer alcançar a terceira vitória consecutiva nesta prova. Todavia, à passagem do minuto 14, o Mafra chegou à vantagem na sequência da marcação de um livre, superiormente transformado por Sousa.
O golo fez abanar o conjunto sertaginense, que mostrou algum nervosismo no meio-campo e pouca consequência nos ataques que lançava em direcção à área dos visitantes.
Quando todos já esperavam pelo intervalo, o Mafra ampliou a vantagem aproveitando um erro dos centrais António e Adilson que colocaram a bola nos pés de Tuga que não desperdiçou perante o desamparado Paulo Salgado.
Na segunda parte, o Sertanense voltou a entrar melhor e dispôs de duas boas oportunidades de golo, que acabariam por ser desperdiçadas pelos seus jogadores.
Com o avançar da partida, a equipa intranquilizou-se e os ataques desferidos nunca tiveram grande sequência. Destaque apenas, já no final da partida, para o livre apontado por António, a que Janota se opôs com uma boa defesa.
Uma nota negativa para o trabalho do árbitro que permitiu inúmeras paragens durante a primeira e segunda parte para assistência a jogadores (quase sempre do Mafra) e em alguns casos pouco justificadas – não nos lembramos em muitos anos de futebol de ver tanto jogador a gritar de dor depois de contactos físicos com adversários.
No próximo fim-de-semana, o Sertanense desloca-se ao terreno do Juventude de Évora, que ocupa actualmente a 14.ª posição, com 10 pontos.

Ficha de jogo

Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos
Árbitro: Carlos Espadinha (Portalegre)
Sertanense: Paulo Salgado, Hugo Ventosa, António, Adilson, Rodolfo (Name, 65’), Juary, Gaúcho (Doumboya, 72’), Leandro (Tiago Cerveira, 45’), Silvério, Alex e Diogo Ribeiro
Mafra: Janota, Sousa, João Afonso, Aires, Leandro, Marco Baixinho, Queirós (Fábio Mariano, 88’), Sérgio Marquês (Hélio Wilson, 72’), João Martins, Sabry (Veríssimo, 77’) e Tuga

Golos: Sousa (14’) e Tuga (45’+1)

11.ª jornada do Campeonato Distrital: Águias Moradal 4-0 Sertanense B

O Sertanense B não foi feliz na sua deslocação ao terreno do Águias de Moradal e perdeu por 4-0. Com este resultado, a equipa treinada por Mota desceu ao 12.º lugar do Campeonato Distrital de Castelo Branco.
O jogo não teve grande história, devido à clara superioridade da formação do Estreito que dominou quase todo o desafio e foi chegando ao golo com naturalidade – o guardião sertaginense Luís Pedro (que acabaria expulso) ainda evitou que o resultado fosse mais dilatado com um punhado de excelentes intervenções.
Manoel (que já alinhou no Sertanense na temporada de 2005/06) marcou dois dos quatro golos do Águias de Moradal, sendo os outros dois apontados por Daniel Fernandes e Hélder Rodrigues.
No próximo fim-de-semana, o Sertanense B recebe o Vila Velha de Ródão.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

11.ª jornada da 2.ª Divisão Nacional: Caldas 0-2 Sertanense

O Sertanense subiu ontem ao sexto lugar do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Zona Sul), depois de vencer por dois golos sem resposta no terreno do Caldas. Os golos sertaginenses foram apontados por Adilson e Traquina.
Uma vez que não assistimos ao jogo, recorremos à crónica publicada no website «Desporto Leiria»: “As equipas começaram o encontro com muita entrega na luta pela posse de bola, com o Caldas SC a ter mais posse de bola e a tentar assumir o jogo. O Sertanense a espaços criava perigo com iniciativas dos seus avançados Diogo Ribeiro e Traquina. Aos 39 minutos, surge o golo da equipa forasteira por intermédio de Adilson, respondendo da melhor maneira ao pontapé de canto marcado por Silvério. O intervalo chegava com vantagem para a equipa da Sertã.Na segunda parte, esperava-se uma reacção da equipa do Caldas Sport Clube, que entrou mais pressionante, enquanto que o Sertanense em vantagem apostava em jogar no erro da equipa caldense. O Caldas viria a ter uma grande ocasião de golo, Miguel Pinho cruza na direita para o cabeceamento de João Rodrigues mas Paulo Salgado responde com uma grande defesa. Gila [técnico do Caldas] arriscava no ataque, colocando em campo Fábio Sabino, mas seria o Sertanense a voltar a marcar, por intermédio de João Traquina. Este golo foi um duro revés nas aspirações da equipa caldense em anular a vantagem”.
No próximo fim-de-semana, o Sertanense recebe o Mafra, que ocupa actualmente o 10.º lugar, com 15 pontos.

Ficha de jogo

Campo da Mata (Caldas da Rainha)
Árbitro: Luís Reforço (Setúbal)
Caldas: Ricardo Campos, André Jesus, João Pinto (Ricardo Santos, 45’), Rui Almeida, Flávio Santos (Bruno Francisco, 74’), Dani (Sabino, 62’), Marco Pidocha, Daniel Nunes, Miguel Pinho, André Simões e João Rodrigues
Sertanense: Paulo Salgado, Hugo Ventosa, Adilson, António, Rodolfo, Gaúcho, Leandro, Silvério (Tiago Cerveira, 90’), Alex (Name, 74’) Traquina e Diogo Ribeiro (Doumbouya, 90’+3)
Golos: Adilson (39’) e Traquina (68’)




Foto: jornal Record

10.ª jornada do Distrital de Castelo Branco: Sertanense B 1-0 Pedrógão

O Sertanense B conquistou, este fim-de-semana, a sua primeira vitória no Campeonato Distrital de Castelo Branco. A equipa treinada por Mota venceu (1-0) a formação do Pedrógão de São Pedro, um resultado que lhe permitiu manter o 11.º lugar.
O único golo do desafio foi já apontado na segunda parte, mais precisamente ao minuto 67, por intermédio de Luís Marcelo.
Na próxima jornada, o Sertanense B desloca-se ao terreno do Águias de Moradal, que ocupa actualmente a terceira posição da prova, com 19 pontos.