quinta-feira, 11 de março de 2010

Adversários: G.D. Teixosense

O Grupo Desportivo Teixosense é uma das equipas que mais vezes jogou com o Sertanense em competições oficiais (3.ª Divisão Nacional e 1.ª Distrital de Castelo Branco). Segundo os registos históricos, as duas formações defrontaram-se por 28 vezes, tendo daí resultado 13 vitórias para o Teixosense, oito para o Sertanense e sete empates. A equipa sertaginense apontou 40 golos, ao passo que a turma do concelho da Covilhã marcou 49.
O primeiro desafio entre os dois emblemas teve lugar na época de 1970/71 (a primeira em que o Sertanense participou em competições oficiais), no Campo da Abegoaria, na Sertã. O Teixosense venceu por 5-1, com o único golo do conjunto da casa a ser apontado por Ângelo Horta. Na segunda volta, o resultado não foi melhor: derrota por 6-3.
Na temporada seguinte (1971/72), o Sertanense conseguiu o primeiro empate (2-2) diante desta formação, com os golos a serem marcados por Ramos e Álvaro Monteiro. A visita ao Teixoso devolveu nova derrota (4-1).
Quem se recorda bem dos primeiros tempos do Sertanense no Distrital está a par das dificuldades do clube quando defrontava o Teixosense. Talvez por isso não seja de estranhar que a primeira vitória do emblema do Pinhal só chegasse mais de 10 anos após o primeiro jogo.
O primeiro triunfo aconteceu na temporada de 1982/83, no Campo da Abegoaria, e logo com uma goleada (4-0), com o avançado Farinha a fazer o ‘gosto ao pé’ por mais do que uma vez.
Nos anos seguintes, o equilíbrio começou a ser a tónica dominante nos jogos entre estas duas equipas: o Sertanense vencia em casa e empatava ou perdia os desafios no Campo Fernando Maia Campos.
A primeira vitória no terreno do Teixosense verificou-se na época de 1987/88 (ano em que o Sertanense subiu pela primeira vez à 3.ª Divisão Nacional), também através de uma goleada (5-2).
Depois deste jogo, as duas formações só voltariam a encontra-se na temporada de 1999/2000, altura em que o Sertanense teve uma passagem fugaz pelo Distrital de Castelo Branco. Uma vitória para cada lado foi o balanço final.
A última vez que os dois conjuntos mediram forças foi no Campeonato da 3.ª Divisão (Série D), em 2001/02, com o Sertanense a vencer os dois jogos realizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário